segunda-feira, 28 de setembro de 2009

RELATO DO PROCESSO - VANESSA BIFFON E CLEVERSON GUERRERA

O processo, "toque de caixa", está muito prazeroso. Conhecendo o trabalho de criação/direção de Nieve Matos o grupo vem se solidificando e aprimorando o trabalho com rendimento (muito suor! e dedicação) a cada encontro. De vez em quando a Marivalda aparece (risos), mas o grupo sempre a espanta!

Pessoas tão distintas, artistas mais do que engajados dão o sabor à saga da ilha. Das improvisações mais entusiasmadas - energia pulsante de cada integrante ("vucu vucu") até as escolhas mais serenas.

As descobertas sonoras com a direção de Edivan Freitas também têm sido muito valiosas: a chuva que sai da boca e continua nas conchas, o cortejo brincante de sons, as latinhas e seus timbres... Experimentos! Isso sem falar nas composições inéditas para o espetáculo! A gente, canta, dança e representa! (risos)

Com os tecidos coloridos de apoio surgem as personas e também gestos, figurinos, movimentos, ações do mar...
E não podemos de deixar de lembrar da confecção dos terços, objetos sonoros e religiosos, misteriosos, que no espetáculo ganham várias conotações, da sedução, da riqueza, da fé, do exagero, do peso, do sacrifício, e quais outros mais os olhares puderem dar.

A preparação corporal, por Cleverson Guerrera, sempre cheia de alegria, ludicidade, auxilia os atores a desenharem os movimentos em cena, nas coreografias... Estas dão um tom especial ao teatro de rua, plástico, amplificam a entonação da representação!

Alguns ensaios na rua e ele de novo se mostra: o desafio da troca. Todos têm o que trocar! O que quero dar? Estou disposto a receber?

A saga continua...

2 comentários:

Saulo Ribeiro disse...

é assim que eu gosto...

Peroás e Caramurus - Uma saga da Ilha disse...

Eles cantam, dançam, representam, escrevem no blog, eles são: Cleverson Guerrera e Vanessa Biffon. Ou Seu André e D. Bernardina?