domingo, 31 de janeiro de 2010

Relato de Marilda Maracci
















Peroás e Caramurus - Uma saga da Ilha. Apresentação no calçadão da rua Sete.
Sei que elogios de amigos são suspeitos, mas eu não escreveria nada ou apenas “parabéns pelo espetáculo” se não tivesse gostado muito. Falo como público comum que não tem a dimensão técnica do barato teatral. Como geógrafa que sou, faço meu comentário como um perfil topográfico, num mapeamento por varredura, identificando os picos do relevo (rs!). A peça prende, envolve, descontrai, emociona, entra... e dá pra assistir de qualquer ângulo (rsrsrs!)... Inteligência sem prescindir do inteligível, uma certa sutileza crítica ou um subtexto da peça que se percebe particularmente na interpretação dos atores, em especial nas caras e bocas...rsrs!
Tema territorial (digo território como mais que superfície, como biodiversidade + cultura), o público se reconhece, abordando um conflito que permite a trans-espaço-temporalidade (a colonialidade, inclusive local, e a resistência também local pelo recorte do conflito ritual-religioso, numa “contação” de uma história que atualiza questões atuais (rs!) como a dominação e a intolerância e, no mesmo tempo e lugar desvela estratégias como a aparente conciliação entre as irmandades como forma de resistência identitária (bem, essa é minha interpretação dessa história). Como os povos no chamado Brasil souberam e sabem fazer isso!!! Nisso a música entra com força junto com a batida dos pés na afirmação de que “São Benedito é preto” (momento emocionante esse, de ‘agüinha’ nos olhos e tudo!!! e por todas essas coisas mesmo! Salve Edvan!). Eu “ainda diria mais, mas a canção tem que acabar...” rs!!! Parabéns pelo espetáculo, Nieve, Saulinho, Edvan e atores!!!... e eu, público, agradeço!


(Marilda é doutora em Geografia pela Universidade Federal Fluminense )

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Dá pano pra manga


“O santo sai ou não sai? Convento de São Francisco quer saber. O santo sai ou não sai? A Igreja do Rosário quer saber...”. Provoco as costureiras cantando um trecho de uma canção da peça, devido ao pouco tempo para a execução do figurino. Sim, santo de casa faz milagre, e não por acaso o atelier da Marinez atende por Luz Divina

Naquela calorenta tarde de domingo na Praça Pereira, enquanto observo uma primeira parcial do figurino que está sendo tecido, no corpo dos atores; em movimento, um senhorzinho que assistia ao começo do ensaio perguntou-me: “Não é congada, né?” Respondi: é teatro. Ele sorriu e continuou atento às cenas que se seguiram e eu refletindo como seria possível transgredir a partir da criação artística um código já estabelecido para dar margem a outras leituras daquilo que já se sabe, do cotidiano?

O universo do figurino é recheado de mistério, assim como a vida, a arte e as pessoas. Assim sendo, também me deixo envolver por esse clima, para desenhar na pele do ator uma outra pele, uma camada de expressividade que tenha o poder de comunicar.

Na textura dos tecidos, das rendas, na paleta das cores e seus tons diversos, procuro imprimir um depoimento sobre a história encenada... Os traços dessa composição surgem de uma impressão de um dado real que escapa para o fantástico porque o cotidiano precisa ser visto de outra maneira, o corriqueiro ganha conotação de estranheza e, com uma cara nova revela a beleza que sempre esteve presente, só que agora é vista intencionalmente na cena com toda sua teatralidade.

O figurino poeticamente estilizado com traços de liberdade e imaginação que escapa ao espaço e ao tempo, permite aos atores, utilizá-lo como prolongamento de gestos e ações cênicas; e que ao decorrer do espetáculo será gradualmente reconfigurado conforme a necessidade das cenas. Dessa forma, ele ganha nova vitalidade e outras significações; através do uso que os atores fazem dele em cena. “O efeito de força e energia que o ator é capaz de manifestar é reforçado e elevado pela metamorfose do figurino em si, numa relação recíproca de troca: ator – corpo, ator – figurino, ator no figurino”.

O figurino revela-se como um composto de significados, constitui-se como um sistema de linguagem que tende a oferecer ao espectador a possibilidade de leituras e informações a respeito da personagem e o universo ao qual esta pertence. Protege o ator, dilata sua figura no espaço cênico, revela a personagem, oculta, camufla, podendo também funcionar como adereço e objeto cenográfico.

Pensar o figurino a serviço do ator e da encenação requer uma atitude de buscar compreendê-lo artisticamente. Descobrir seu potencial de significação e transformação na cena. Contribuir para o trabalho de criação do ator e da encenação, dialogando com todos os elementos de composição do espetáculo.

A criação de um figurino é um ato poético.

ANTONIO APOLINARIO.