quinta-feira, 25 de junho de 2009

Peroás e Caramurus na mídia

Matéria publicada no Diário de Vitória, em 26/06/09, reproduzida em outros veículos:

Teatro de rua de Vitória terá apoio da Lei Rubem Braga

"A Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc), por meio da Lei Rubem Braga, patrocina o projeto "Peroás e Caramurus: uma saga da Ilha", espetáculo teatral de rua. A peça, escrita pelo historiador e dramaturgo Saulo Ribeiro, tem direção de Nieve Mattos. A estreia deve acontecer em outubro."

Para ler matéria integral clique nos links abaixo:

Diário de Vitória

Jornal EShoje

Agência Brasileira de Notícias

-

quarta-feira, 24 de junho de 2009

A peça

Peroás e Caramurus - Uma saga da Ilha


O projeto Peroás e Caramurus - Uma saga da Ilha, foi contemplado com recursos da Lei Rubem Braga/2008, para execução em 2009 e 2010.

Nosso objetivo é contar, em forma de teatro de rua, a história das irmandades dos Peroás e Caramurus, rivais na devoção a São Benedito na Vitória do século XIX.

A troca de bônus será efetivada ainda este mês, com o apoio do Banco do Estado do Espírito Santo - BANESTES e da concessionária de veículos Novavitória. Iniciaremos o trabalho de montagem em Julho, com previsão de estréia para Outubro de 2009.

Visando garantir a transparência no uso dos recursos financeiros para sua consolidação, oriundos da Prefeitura Municipal de Vitória, através da Lei Rubem Braga, registraremos o processo de montagem passo-a-passo por Internet nesta pagina virtual. O processo de construção do espetáculo e execução financeira poderá ser acompanhado por aqui.



O texto:



Um fato real acorrido no Centro de Vitória. Um grupo de teatrólogos. E o desejo de difundir a cultura “fofocando” história pelas ruas de Vitória. Assim nasce este projeto de montagem e apresentações.

De autoria dos dramaturgos capixabas Saulo Ribeiro e Nieve Matos, o texto “Peroás e Caramurus – Uma saga da Ilha” conta sobre como surgiram as irmandades de “São Benedito do Rosário”, vulgo Peroás; e “São Benedito do Convento de São Francisco”, os Caramurus.

Através do teatro de rua, pretendemos apresentar nosso espetáculo por todos os cantos de Vitória, do centro às periferias. Trabalhando diversas vertentes das linguagens teatrais. Aproximando arte e história ao público, sem abandonar o bom entretenimento e a diversão.



A história:

No século XIX, existia no centro de Vitória a “Irmandade Religiosa de São Benedito”, sediada no Convento de São Francisco. Nos festejos de fim de ano sempre saía pelas ruas da cidade a procissão de São Benedito, contando com numeroso público. Um dia por causa de uma forte chuva a procissão não saiu. Os irmãos ficaram revoltados e discutiram com o Frei, que por sua vez, os expulsou do Convento.

Indignados, os irmãos foram pedir abrigo na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, e depois decidiram furtar a imagem de São Benedito.

Com o roubo da imagem surgiu a “Irmandade de São Benedito do Rosário”, nascendo também uma curiosa rixa com a irmandade que permaneceu no Convento, briga que perdurou até o início do século XX.

A irmandade do Convento de São Francisco adotou a cor verde e foi apelidada por sua adversária de Caramuru, um peixe parecido com cobra e muito agressivo. Os fieis do Convento, agora Caramurus, também deram um apelido para os da igreja do Rosário: Peroás. O motivo de tal apelido é que este era um peixe comum na época e de pouco valor comercial, tanto que era devolvido ao mar pelos pescadores.

A rivalidade era tão intensa que eles chegavam a usar a cor da irmandade rival nos seus calçados, simbolizando o gesto de pisar no oponente.


Os Objetivos gerais:


1- Proporcionar a acessibilidade ao teatro, levando o espetáculo até o público.

2- Promover a formação de publico teatral.

3- Promover o resgate da história local.

4- Incentivar o turismo histórico.

5- Auxiliar a criação de referencias histórico-sociais para as novas gerações.



As pessoas:


Saulo Ribeiro é escritor e dramaturgo, com formação em História pela Ufes. Escreveu a peça Cárcere, com direção e atuação de Vinícius Piedade, que estreou em São Paulo e cumpre tourné nacional. Teve, em 2003, um conto seu adaptado para o teatro pelo grupo Vira-Lata, Crônica da Razão Cômica, em cartaz desde então, percorrendo vários municípios capixabas. Escreveu também, em parceria com Alexandre Serafini, o roteiro do curta-metragem Via, em fase de produção.

As peças Crônica da Razão Cômica e Cárcere poderão ser vistas no Theatro Carlos Gomes em julho. Dias 18 e 19, às 20h, será a vez de Cárcere. Dias 25 e 26, Crônica da Razão Cômica, em horário a ser definido.

Mais informações no blog do autor: http://classificadosdailha.blogspot.com/



Nieve Matos é dramaturga e diretora, com formação em Direção Teatral pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Capixaba, começou no teatro amador em Vitória, mas foi buscar formação profissional em Minas Gerais. Escreveu as peças Vozes de Ngoma e Ponto Final., sendo que esta última, sob sua direção, recebeu execelentes críticas e prêmios em festivais.

Trabalha como professora de teatro no Projeto Semearte, da Prefeitura Municipal de Cariacica, desde 2007. Onde dirige o musical O Vale Encantado, que se apresenta hoje (23/06) às 15:00, em Cariacica. Também escreveu e dirige o musical A lenda do Pássaro de Fogo, com estréia prevista para outubro deste ano.


O Elenco

O elenco de Peroas e Caramurus - Uma saga da Ilha, é constituído por alguns atores e técnicos em dois excelentes grupos de teatro. O Grupo Vira-Lata e o Grupo Virundangas.

O Grupo Vira-Lata é um dos melhores elencos em atvidade no Espírito Santo. Aguerridos e criativos, não medem esforços para levar o teatro a qualquer lugar onde o público esteja.

O Grupo Virundangas nasceu em Minas Gerais, no curso de Artes Cênicas da Ufop. Em 2007 o grupo mudou-se para Vitória, estreando o espetáculo No tom da Mangueira, sob direção de Dori Santana.

São todos eles:

Cleverson Guerrera
Fabrícia Dias
Luíza Vitório
Nícolas Corres Lopes
Vanessa Biffon
Roberta Portela


Música de Edivan Freitas.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

A origem do som

A diretora Nieve Matos mostra ao compositor Edivan Freitas a versão inicial do texto, exigente.




Edivan Freitas, o compositor, busca na língua a palavra certa...



...e sempre encontra.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Trabalho anterior da diretora

Vídeo feito por Danilo Roxete com imagens do espetáculo Ponto final, dirigido por Nieve Matos.


quarta-feira, 3 de junho de 2009

Patrocinadores e apoiadores

A equipe de construção do espetáculo Peróas e Caramurus - Uma saga da Ilha agradece àqueles que confiam na consolidação de nossa proposta:

Lei Rubem Braga - Prefeitura de Vitória (patrocínio)

Banestes - Banco do Estado do Espírito Santo (apoio)

Novavitória - concessionária de veículos Chevrolet (apoio).

Para vistitá-las online é só clicar no link
Paralelos da barra lateral.










terça-feira, 2 de junho de 2009

Partida...

A saga de um agrupamento de dramaturgos, atores, músicos e figurinistas na criação de um espetáculo teatral de rua.


Imagens dos ensaios, relatos do processo de criação, páginas do caderno de direção, angustias e desabafos serão descritos neste DIÁRIO DE BORDO virtual.


A peça conta uma parte da história das irmandades religiosas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e do Convento de São Francisco os “Peróas” e “Caramurus”. De como surgiram as irmandades depois do roubo da imagem de São Benedito.


A proposta da direção é levar o espetáculo para as ruas dando acesso ao teatro e a história de nossa Ilha a todos. E o nosso primeiro passo é este blog, aberto a quem quiser acessar, comentar e trocar informações com os criadores.


Sejam todos bem vindos!